
Valores e cidadania se aprendem na infância

Saiba tudo o que acontece em nossa escola. Como funciona a formação dos alunos na Little People e como aplicamos as atividades com projetos, estímulos, criatividade e amor.
Eles são tão pequenos, mas observam tudo o que fazemos, pois é uma forma de aprendizagem: imitar as atitudes dos mais velhos. Lembra quando nossa mãe dizia que não devíamos ser mal-educados, pois nossos irmãozinhos usavam isso como exemplo? Pois é, era verdade. Da mesma forma funcionará se começarmos a mostrar a eles os valores e cidadania desde os primeiros anos de vida, para que se tornem adultos éticos, que respeitem o próximo.
Para que nossos alunos, filhos, sobrinhos e netos sigam essa linha de bons valores, nós adultos, que passamos grande parte do dia com eles, precisamos transmitir esta referência: agir conforme o que ensinamos, caso contrário, é um ato enganador e só deixará a criança confusa, pois não haverá coerência entre a atitude e o que é dito.
Precisamos ser pessoas íntegras, gentis, solidárias, honestas e, além de tudo, ter empatia com o próximo.
A Unicef elaborou um documento e disponibilizou a todos que mostra a forma como os adultos podem ser exemplos para seus pequenos, dando-lhes autonomia para que, desde cedo, sejam bons cidadãos. O texto frisa a importância de dar voz à criança e deixá-la fazer suas escolhas sobre coisas simples para que ela aprenda a participar, expor sua opinião e envolver-se ativamente na vida familiar. Isto fará com que passemos a conhecê-la melhor, sabendo do que gosta de fazer, sua comida preferida ou a música que mais lhe agrada.
Ser um cidadão bem-intencionado em um país carente de boas práticas de convivência, onde o respeito por opiniões divergentes é falho, torna-se uma tarefa importante e mais do que necessária. No dia a dia da Little People School, trabalhamos o conceito de valores e cidadania todos os dias, encorajando atitudes com o nosso projeto ‘Gentileza’, inspirado no Movimento Mundial pela Gentileza, criado no Japão em 1996. No Brasil, a iniciativa japonesa é representada pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) e mostra que praticar a gentileza, também traz benefícios para quem é gentil.
Como funciona o projeto ‘Gentileza’
O projeto é realizado no decorrer do ano letivo. Palavras-chave são selecionadas e apresentadas aos alunos do Ensino Fundamental toda sexta-feira no momento do Hino Nacional. Feito isso, eles ficam com a tarefa de estudar mais sobre o assunto em casa e completar o caderno do Hino. Além disso, missões de gentileza são parte do material didático da Educação Infantil, onde as crianças levam pequenas tarefas para serem realizadas com as famílias em casa, sempre com ensinamentos de ações como:
- Ser solidário;
- Ser gentil e reconhecer a gentileza;
- Ajudar os pais nas tarefas de casa;
- Doar o que não se utiliza mais;
- União familiar;
- Respeito;
- Cuidar do próximo;
- Evitar o desperdício;
- Entre outras.
Estes são apenas alguns exemplos das nossas pequenas missões. Com elas ensinamos valores e cidadania de forma tão natural, tanto quanto ensinamos o inglês.
Se queremos que nossas crianças sejam adultos solidários e transformem nossa sociedade em um lugar mais humano, nada melhor do que começar cedo.