
Missão da Semana: Patience

Na última semana enviamos para casa o desenho de uma mandala com vários detalhes para que as crianças a pintasse um pouco a cada dia, deixando a mandala bem colorida e bonita.
Não precisamos nem dizer o quanto nossos alunos capricharam, né? Quem quiser conferir os trabalhos, está na entrada da escola.
Estimular a paciência nas crianças é importante para que elas não desenvolvam crise de ansiedade. Sim, há muitas crianças que sofrem com a ansiedade e carregam isso para a vida adulta simplesmente por não saber como lidar. É natural que elas sejam mais impacientes, pois não entendem o conceito de tempo. Por isso insistem no “tem que ser agora”. Não sabem a diferença entre 5 dias e 5 minutos.
O exemplo dos adultos é fundamental. Se perdermos a paciência numa fila de espera, no trânsito ou interrompermos alguém que estiver falando, as crianças sem perceber acabam assumindo esses fatores para sua realidade. Vale nessas horas respirar fundo e mostrar a elas que tudo tem seu tempo, basta ter PACIÊNCIA!
Da mesma forma que não devemos fazer tudo o que eles pedem de forma imediata. Se não houver urgência, ensine-os que as coisas não acontecem na hora que eles querem.
A paciência é uma virtude que deve ser cultivada pelas pessoas. Ela pressupõe um exercício constante de empatia, de se colocar no lugar do outro. Requer humildade para respeitar a opinião dos outros, ainda que discorde dela. Pais que agem sem paciência no cotidiano internalizam tal postura nas crianças. Não se ensina às crianças pequenas os valores por meio de discursos, mas, sim, com exemplos.
Além da pintura, há mais atividades simples que podemos fazer no dia a dia, em casa, que ajuda a criança a exercitar a paciência:
- Plantar: mesmo que seja um pé de feijão. A criança terá que cuidar diariamente da sua “plantação” e aguardar o tempo necessário que a natureza pede para o crescimento da planta.
- Cozinhar: um bolo, uma pizza no forno, feijão, sopa… tudo requer seu tempo de preparo e a criança terá que controlar sua ansiedade se não quiser comer comida crua.
- Quebra-cabeça: é um excelente jogo de passatempo e que requer foco. Não adianta se apressar. O quebra-cabeça só ficará completo encaixando todas as peças.
- Calendário: um calendário com destaque para as datas principais (feriados, aniversários etc). Assim, a criança poderá acompanhar os dias passando e que mais uma vez não adianta se apressar. Cada dia tem 24 horas e é preciso viver todas essas horas para passar pro dia seguinte. 🙂
Que tal praticarmos sempre um pouquinho em casa? E quem quiser mais mandalas para imprimir e colorir, clique aqui