
A infância em meio a pandemia
Abraçar a vovó, andar de bicicleta na rua, ir para a escola. O que antes era natural no cotidiano das crianças agora está terminantemente proibido. Mas o que devemos esperar dos nossos filhos enquanto esperamos o fim da pandemia?
Essa reflexão vem à tona em um momento único, durante o período de distanciamento social que ninguém havia experimentado anteriormente.
Os pais, além de se adaptarem às demandas de trabalho, também se tornaram protagonistas na educação de seus filhos que, durante a quarentena, estão estudando on-line, algo totalmente novo para eles.
Pensando nisso, deixamos quatro dicas valiosas de como ajudar as crianças durante essa fase delicada.
1 – Converse
O primeiro ponto que deve ser destacado neste momento é a importância do diálogo. Você deve entender como seu filho enxerga esse período e, também, quais são seus questionamentos a respeito de tudo que está acontecendo no momento. As crianças são muito mais receptivas do que costumam demonstrar.
2 – Respeite
Também é fundamental que tenha respeito pelo tempo individual do seu filho. Cada criança aprende à sua maneira, o que funciona para um irmão pode não ser de grande ajuda para o outro.
Não se esqueça que a experiência escolar é essencial para a formação do indivíduo. Durante o período em que os pequenos estão em casa eles são privados dos ambientes e companhias que lhe eram importantes.
3 – Incentive
Quando tiver que auxiliá-lo durante as lições EAD (ensino a distância), procure entender qual é a forma que seu filho se sente mais confortável para aprender, e o estimule com palavras de incentivo positivas.
É fundamental não sobrecarregar as crianças com muitas tarefas. A situação que vivemos é psicologicamente desgastante e é natural que o processo de aprendizado leve mais tempo, por isso, o próximo tópico é tão importante.
4 – Relaxe
Papais e mamães: descansem. Vocês são os primeiros professores do seu filho, ensinaram a ser quem ele é e se asseguraram de sua formação humana. A educação pedagógica é complexa, você não deve se cobrar ou comparar-se com os pedagogos que atuam nas salas de aula.
Os professores foram preparados para lecionar, para compreender as necessidades dos alunos e ensinar seu conteúdo com total autoridade no assunto. Até mesmo eles precisaram se adaptar às novas demandas.
Este é o momento de reaprender ao ensinar. Você está dando o seu melhor com as ferramentas que têm à disposição, torne essa experiência mais leve ao se permitir reviver os tempos de infância ao lado do seus filhos.